-A A +A
Centro Regional de Referência sobre Drogas do Espírito Santo

Histórico

Considerando-se a grande expansão do uso de drogas, é notória a fragilidade da atenção que é fornecida ao usuário pelos serviços da região metropolitana da Grande Vitória, assim como a pouca oferta de cursos efetivamente direcionados à atuação no serviço público na área da atenção ao uso de drogas.

A qualificação dos profissionais que irão lidar com os desafios que envolvem o fenômeno do uso das drogas é um dos grandes desafios para uma adequada promoção e prevenção do uso dessas substâncias e para a atenção aos dependentes químicos.

É nesse sentido que o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, fomentou a criação de Centros Regionais de Referência sobre drogas – CRR, visando promover cursos aos profissionais diversos envolvidos na questão, como forma de garantir a eficácia e efetividade das ações de prevenção do uso, tratamento, reinserção social, redução de danos e repressão ao tráfico de drogas, visando o aperfeiçoamento da rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas, e a melhora das estratégias do poder público para essa problemática.

Esse compromisso foi reafirmado em 2011 com o lançamento do Programa “Crack, é possível vencer”, onde, por meio do Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD houve comprometimento com a manutenção e ampliação dos CRR, assim como o lançamento de novos cursos de atualização e aperfeiçoamento para profissionais da justiça e segurança pública, e a ampliação do número de vagas.

Dentro deste contexto foi criado o Centro Regional de Referência sobre Drogas do Espírito Santo (CRR-ES), em parceria com os municípios de Vitória e Vila Velha, sendo desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas (CEPAD), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O objetivo é promover a qualificação e articulação das redes de atenção a usuários de crack e outras drogas, para formação permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social e ampliação dos cursos de capacitação para profissionais que atuam no Poder Judiciário, no Ministério Público e na Segurança Pública, junto a usuários de crack e outras drogas, e seus familiares.

Esse Centro vem contribuindo para a atenção integral aos usuários de crack e outras drogas, por meio de processo de formação permanente e qualificação dos profissionais que atuam nas redes de saúde e de assistência social dos referidos municípios. Dessa forma, o presente projeto visa dar continuidade e avançar ainda mais nesse suporte de formação continuada voltado para a rede de atenção, através da renovação do CRR-ES, e também ampliação da sua atuação para participantes do Sistema Judiciário, do Ministério Público e da Segurança Pública.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910